• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Governo Lula tem 28,1 mil cargos, funções ou gratificações para serem preenchidos ministérios e Planalto
Política

Governo Lula tem 28,1 mil cargos, funções ou gratificações para serem preenchidos ministérios e Planalto

Custo mensal seria de pelo menos R$ 33,7 milhões

Por Da Redação
Ás

Governo Lula tem 28,1 mil cargos, funções ou gratificações para serem preenchidos ministérios e Planalto

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 28.182 cargos e funções de confiança para serem preenchidos. O custo aos cofres públicos seria de pelo menos R$ 33,7 milhões mensais. O levantamento foi feito pela CNN com base nos decretos editados no dia 1º com a estrutura regimental dos 37 ministérios da nova gestão.

Contudo, o número pode ser ainda maior, já que não entram na lista os cargos de primeiro e segundo escalão, além das despesas com comissionados nas empresas estatais, fundações e agências reguladoras, por exemplo.

O Ministério da Fazenda é a pasta da Esplanada com maior número de cargos ou funções comissionadas, com 4.498. Na sequência aparece o Ministério da Justiça e da Segurança Pública com 3.808 cargos, funções ou gratificações.

Em seguida estão: Saúde (1.939); Gestão e da Inovação e Serviços Públicos (1.803); Defesa (1.615); Agricultura e Pecuária (1.474); Trabalho e Emprego (1.452); e Advocacia-Geral da União (1.448).

Ao se tratar do Palácio do Planalto, as cinco pastas vinculadas diretamente à Presidência da República juntamente com a estrutura da Vice-Presidência, têm ao todo 1.832 cargos, funções ou gratificações.     

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.