Governo Lula vai retomar construção de 40 mil unidades do Minha Casa, Minha Vida
As obras estavam paralisadas e a entrega depende do andamento do projeto
Foto: Guilherme Pinto
O governo federal deve anunciar nesta semana a retomada de 37,8 mil obras do Minha Casa, Minha Vida para famílias com renda de até R$ 2.640 (Faixa 1). O número, de acordo com o ministro das Cidades, Jader Filho, vai chegar a 40 mil porque pretende incluir empreendimentos invadidos e com problemas de documentação, como alvarás, por exemplo. As informações são do jornal O Globo.
Em entrevista ao jornal, Jader Filho afirmou que o prazo de entrega das obras depende do andamento do projeto, de acordo com o ministro. Do total de empreendimentos, 4.958 estão no estado do Rio, que concentra a maior parte das obras que serão retomadas.
"Esse é um número que já foi estudado pelas equipes e por mim. Podemos até ir além, mas esses 40 mil é um número que temos bastante segurança de retomada das obras e entrega das unidades", disse.
Segundo ele, somando recursos que sobraram do ano passado, foram repassados ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e Fundo Desenvolvimento Social (FDS) cerca de R$ 14 bilhões do Orçamento da União para retomar as obras paralisadas do programa.
Mas, mesmo com o esforço concentrado para acelerar as obras, ainda sobra um estoque de cerca de 30 mil obras antigas com problemas.
Neste caso, será feito um estudo detalhado e nos casos em que financeiramente não compensa retomar, o empreendimento será desmobilizado e o processo encaminhado aos órgãos responsáveis para apuração de responsabilidade, afirmou o ministro.