Brasil

Governo não descarta volta do horário de verão em 2023

Medida pode reduzir o consumo de energia no país

Por Da Redação
Ás

Governo não descarta volta do horário de verão em 2023

Foto: Reprodução/Pixabay

O Ministério de Minas e Energia (MME) ainda não descartou a volta do horário de verão neste ano. De acordo com a pasta, estão sendo conduzidas análises técnicas para avaliar a pertinência da medida. Até 2019, quando o horário de verão foi suspenso, a prática consistia em adiantar os relógios em uma hora em outubro, estendendo-se até fevereiro, quando os relógios eram atrasados em uma hora.

O propósito era aproveitar o período mais longo de luz natural durante a temporada mais quente do ano, entre a primavera e o verão, com o intuito de reduzir o consumo de energia elétrica durante o horário de pico.

"Com o relevante crescimento da micro e minigeração distribuída, percebeu-se um retorno do período de máximo consumo [ponta do sistema] para a noite, que poderia ser reduzido com a adoção da política", afirmou o MME.

No entanto, segundo o ministério, outros efeitos precisam ser considerados na avaliação das vantagens ou desvantagens. Isso inclui o aumento no consumo em certos momentos do dia e as condições energéticas do Sistema Interligado Nacional, que, para o ano de 2023, apresentam recursos energéticos mais do que suficientes para garantir o abastecimento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário