Governo nega pedido dos EUA para extradição de suposto espião russo
Um outro pedido feito pela Rússia já foi autorizado pelo STF
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) negou o pedido dos Estados Unidos para a extradição de Sergey Vladimirovich Cherkasov, cidadão russo suspeito de atuar como espião. Em publicação no Twitter nesta quinta-feira (27), o ministro Flávio Dino disse que o suposto espião continuará preso no Brasil.
"Quanto ao cidadão russo Sergey Vladimirovich Cherkasov, esclareço que o parecer técnico do Ministério da Justiça, acerca de dois pedidos de extradição, está embasado em tratados e na lei 13.445/2017. No momento, o cidadão permanecerá preso no Brasil", informou Dino.
Em nota, a pasta disse que" no tocante ao pedido dos Estados Unidos, o DRCI [Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional] do MJSP considerou improcedente, uma vez que o acusado já possui pedido de extradição homologado pelo STF [Supremo Tribunal Federal]".
Um outro pedido de extradição feito pela Rússia já foi autorizado pelo STF, mas só pode ser cumprido após a conclusão das investigações contra ele no Brasil.