Governo paga auxílio para pescadores afetados por óleo no Nordeste
MP já garantiu apoio para mais de 60 mil profissionais

Foto: Adema / Governo de Sergipe
Mais de 60 mil pescadores afetados pelas manchas de óleo que atingem o litoral nordestino, além do Espírito Santo e Rio de Janeiro, já foram beneficiados pelo auxílio emergencial pago pelo Governo Federal. A Medida Provisória foi assinada em novembro do ano passado, e destinou um valor individual de R$ 1.996. Aguardando regularização, outros 2.815 pescadores ainda não tiveram o benefício.
Com a proposta ainda em audiência pública para análise da comissão mista, o secretário nacional da pesca, Jorge Seif Junior afirmou, nesta terça-feira (11), que só foram beneficiados os pescadores com Registro Geral de Atividade Pesqueira (RGP), atuantes em áreas de mar ou estuário e residentes nas cidades oficialmente atingidas pelas manchas de óleo cru, segundo o levantamento do Ibama.
O maior desastre em extensão no país completou cinco meses no último dia 30, sem a identificação dos possíveis culpados pelo crime ambiental. De acordo com o último balanço do Ibama, 1.009 localidades de 130 municípios já foram atingidos pelo petróleo.