‘Governo precisa equilibrar as contas’, diz Robinson Almeida sobre aumento do ICMS
Alba tem sessão nesta terça (7) para votar possível alta do imposto
Foto: Farol da Bahia
Ao Farol da Bahia, o deputado estadual Robinson Almeida (PT) afirmou que o projeto de lei que sugere um aumento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) serve para que o governo consiga equilibrar as contas e manter os repasses para os municípios. A declaração foi dada nesta terça-feira (7) em sessão da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para votar o PL enviado à Casa pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).
“Todo aumento de carga tributária tem os dois lados. Primeiro tem o lado do governo, que precisa equilibrar as contas. Desde que o ex-presidente Bolsonaro mexeu na tributação dos combustíveis, isso diminuiu a arrecadação aqui na Bahia”, declarou o deputado.
“Já foi tentado um equilíbrio anteriormente, que não foi alcançado, e agora uma nova iniciativa de aumento do ICMS para o estado poder honrar seus compromissos, seu orçamento e também isso ajudar os municípios, porque parte da arrecadação do ICMS é transferida para as prefeituras”, acrescentou.
O deputado destacou, no entanto, que as pessoas que pagam imposto não vão gostar da medida, caso aprovada. “Todo aumento de imposto tem reação da sociedade. O Estado precisa organizar, equilibrar suas contas e o aumento tem essa justificativa, para proporcionar mais investimentos na saúde, na segurança, na saúde, na educação e também ajudar o orçamento dos municípios”, finalizou.