Governo publica decreto que institui 'Enem dos concursos' com seleção unificada para órgãos federais
Candidato pagará uma única inscrição e poderá tentar diversas vagas de uma mesma área
Foto: Reprodução
O governo federal publicou nesta sexta-feira (29), no Diário Oficial da União, o decreto que institui o Concurso Público Nacional Unificado, chamado de "Enem dos concursos".
O documento regulamenta o novo modelo de seleção de servidores públicos desenvolvido pelo Ministério da Gestão da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Na tarde de hoje, a pasta deve anunciar quais órgãos vão fazer parte da prova unificada, prevista para fevereiro de 2024.
Pagando uma única taxa de inscrição, os candidatos poderão concorrer a várias vagas disponíveis em órgãos federais, desde que seja da mesma área de atuação.
A proposta inicial é realizar o concurso para preencher as cerca de 8 mil vagas que estão abertas no serviço público federal neste ano.
O Ministério da Gestão informou que a adesão ao "Enem dos concursos" será realizada por meio de assinatura de termo entre o órgão ou a entidade interessada e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
"O termo de adesão estabelecerá o plano de trabalho a ser seguido pelas partes; e as obrigações comuns e específicas. A adesão poderá abranger todos os concursos autorizados para o órgão ou a entidade aderente", acrescentou o Ministério da Gestão.