Governo renova passaporte diplomático do bispo Edir Macedo e esposa
A portaria assinada pelo ministro da pasta, Carlos Alberto Franco França, foi publicada nesta sexta-feira (25) no Diário Oficial da União
Foto: Reprodução
O Ministério das Relações Exteriores concedeu, mais uma vez, um passaporte diplomático para o bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus e proprietário da TV Record. O benefício, válido até 2025, também é oferecido a Ester Eunice Rangel Bezerra, sua mulher. A informação é do blog Lauro Jardim, do Globo.
A portaria assinada pelo ministro da pasta, Carlos Alberto Franco França, foi publicada nesta sexta-feira (25) no Diário Oficial da União. Conforme a publicação, a licença tem validade de três anos sob objetivo de que os dois possam "participar de atividades religiosas no exterior".
O passaporte especial concede o privilégio de evitar filas nos aeroportos internacionais. Em alguns países, Edir e Eunice podem conseguir até a dispensa do visto. Por regra, a licença é oferecida a diplomatas, autoridades e servidores designados para trabalhos no exterior. Somente em caráter excepcional pode ser entregue a outras pessoas.
Essa não é a primeira vez que o passaporte diplomático é concedido ao casal. O chefe da Universal também conseguiu a licença durante o governo Lula.
Em 2019, o passaporte de Macedo chegou a ser cassado pela Justiça, mas ele o recuperou após recorrer. Em 2016, a AGU se mostrou contra a concessão do benefício a líderes religiosos.