Governo se prepara para embate com oposição no Senado para alterar projeto Antifacção
Para evitar mais uma derrota no Congresso, alguns aliados defenderam uma tentativa de negociação com o aval direto do presidente Lula

Foto: Reprodução/AntônioCruz/AgênciaBrasil
O Palácio do Planalto avalia que enfrentará ataques por ter se colocado contra o projeto de lei Antifacção aprovado nesta terça-feira (18) pela Câmara. No entanto, irá dobrar a aposta no discurso de que o texto do relator Guilherme Derrite (PP-SP) tem falhas e não ajudará no combate ao crime.
Para evitar mais uma derrota no Congresso, alguns aliados defenderam uma tentativa de negociação com o aval direto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que bancou a posição contrária. A ideia é tentar vencer o debate político em torno do tema.
O Planalto está contando que, ainda no Senado, sejam feitas mudanças que aproximem o projeto do texto original elaborado pelo Ministério da Justiça. O presidente Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, manifestaram, nesta quarta-feira (19), o plano de manter o embate.
Nas redes sociais do presidente, ele disse que o texto “do jeito que está, enfraquece o combate ao crime e gera insegurança jurídica”. “Trocar o certo pelo duvidoso só favorece quem quer escapar da lei. É importante que prevaleça, no Senado, o diálogo e a responsabilidade na análise do projeto para que o Brasil tenha de fato instrumentos eficazes no enfrentamento às facções criminosas”, completou.
Já Haddad, afirmou que o projeto “asfixia financeiramente a Polícia Federal e enfraquece a Receita Federal no combate ao crime organizado”. Ele também disse que o PL “facilita a vida dos líderes do crime organizado”.
O texto de Derrite, secretário licenciado de Segurança Pública do governo de Tarcísio de Freitas em São Paulo, recebeu 370 votos a favor e apenas 110 contra. Mesmo em partidos mais à esquerda, as dificuldades do governo foram perceptíveis: o PSB, por exemplo, se dividiu, com 8 votos contrários, mas 7 votos favoráveis. No PDT, foram 16 votos a favor do projeto de Derrite e apenas um contrário, contrariando o posicionamento do governo.
Leia mais: Por 370 a 110 votos, Câmara dos Deputados aprova texto-base do Projeto Antifacção
Leia mais: Maioria de parlamentares baianos votou a favor do 'PL Antifacção'; veja quem


