Governo suspende abertura de licitação para compra de novos trens do metrô de Salvador e Lauro de Freitas
Sessão prevista para próxima segunda-feira (1) foi adiada, sem nova data para ocorrer

Foto: Reprodução/CCR Metrô Bahia
O governo da Bahia suspendeu a abertura da licitação para a compra de 10 novos trens para o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL). Com a decisão publicada nesta quinta-feira (28) no Diário Oficial do Estado, a sessão prevista para próxima segunda-feira (1) foi adiada, sem nova data para ocorrer.
Conforme o comunicado da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), a justificativa da suspensão seria a necessidade de adaptação do edital. O documento foi assinado pela presidente da comissão, Ana Claudia Martins de Souza Couto.
A licitação visava fornecer dez novos trens de passageiros para as Linhas 1 e 2 do metrô, com quatro carros com capacidade de 1.250 pessoas cada.
Novo metrô em Campo Grande
Em junho deste ano, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) havia autorizado o início da licitação para as obras do Trama IV do Sistema Metroviário Salvador–Lauro de Freitas, que liga, atualmente, a estação Lapa à Águas Claras. Com a expansão, a Lapa será ligada à futura estação Campo Grande.
Ao lado do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), o governador anunciou que o projeto, que contou com um investimento de R$ 2,1 bilhões de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), prevê um percurso de 1,2 km em via subterrânea. A expectativa é de que as obras sejam iniciadas em novembro deste ano.
O petista evitou cravar datas para o prazo de entrega das obras, mas disse que o contrato prevê a conclusão para o ano de 2027.
LEIA MAIS:
• Metrô no Campo Grande: ao lado de Rui, Jerônimo autoriza licitação para obras e compra de trens
• Linha de ônibus emergencial começa a operar após paralisação do metrô em Salvador
• Falha interrompe circulação de trens em trecho da linha 1 do metrô de Salvador; Estação da Lapa teve portões fechados