• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Governos de Roraima e São Paulo têm menor transparência em contratos durante pandemia, diz estudo
Brasil

Governos de Roraima e São Paulo têm menor transparência em contratos durante pandemia, diz estudo

Transparência Internacional verifica como as informações dos contratos são feitos

Por Da Redação
Ás

Governos de Roraima e São Paulo têm menor transparência em contratos durante pandemia, diz estudo

Foto: Reprodução

Os governos de Roraima e São Paulo são os menos transparentes na divulgação dos contratos emitidos durante a pandemia de Covid-19, monstra o ranking divulgado nesta quinta-feira (20), pela Transparência Internacional.  

A ONG analisou os sites, redes sociais e portais de transparência dos governos dos 26 estados e do Distrito Federal. Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás lideram o ranking com avaliação ótima, com 97,47%, 88,61% e 84,81% na respectiva ordem.

Por outro lados, os Estados de Pernambuco, Tocantins, Bahia, Alagoas, Grande do Sul e do Norte, Sergipe, Rio de Janeiro, Pará e Acre aparecem como transparência regular do dinheiro público. A Bahia ocupa o 17º no ranking, com 54,43% de transparência.

De modo geral, o resultado indicou que boa parte dos governos estaduais não cumpre as exigências da Lei Federal nº 13.979/2020, que regulamentou as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública durante pandemia de Covid-19.  

Sem as transparências contratuais, os governos dificultam a fiscalização e impede que a sociedade apure como o dinheiro público está sendo utilizado durante este período. 

Cerca de metade dos estados recebeu nota boa ou ótima, entre 79 e 100. Dos restantes, apenas São Paulo e Roraima tiveram nota ruim, de 20 a 39. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.