“Grande Farsa”, afirma vice-presidente da Venezuela sobre operação dos EUA no sul do Caribe
Ela ainda disse que é "“mais uma operação para criminalizar” o governo

Foto: Vice-presidente e ministra do Petróleo da Venezuela, Delcy Rodríguez. Créditos: Reprodução
A vice-presidente e ministra do Petróleo da Venezuela, Delcy Rodríguez, declarou à imprensa na segunda-feira (8) ser uma “grande farsa” a operação de combate ao narcotráfico realizada pelos EUA, que enviou navios de guerra ao sul do Caribe, próximo ao país da América do Sul.
“Vocês se dão conta de que é uma grande farsa? É uma farsa. Toda uma falsidade que só busca agredir a Venezuela”, disse.
Delcy disse que é “mais uma operação para criminalizar” o governo e afirmou que a Venezuela não é um país “relevante em matéria de narcotráfico”, fazendo referência ao relatório das Nações Unidas.
Ela complementou que os EUA querem “garantir um território geográfico que seja favorável às rotas do narcotráfico e assegurar as imensas reservas energéticas de nosso país”.
Além do envio de navios, dentre as ações do EUA estão: a recompensa de 50 milhões de dólares, cerca de R$ 270 milhões, pela captura de Nícolas Maduro e outras autoridades venezuelanas; e a indicação para derrubar aviões venezuelanos por representar ameaça. A frota norte-americana chegou a derrubar, na semana passada, um barco que supostamente saiu da Venezuela com 11 narcotraficantes.
O governo da Venezuela, por sua vez, já ordenou o envio de 25 mil militares às fronteiras do país e anunciou o alistamento com o objetivo de aumentar a reserva militar.