Grávida infectada por coronavírus não transmite doença ao bebê, diz estudo
Cientistas afirmam que são necessárias mais investigações para saber efeito da doença
Foto: Reprodução
Um estudo de pesquisadores chineses, publicado nesta segunda-feira (16), na revista científica Frontiers in Pediatrics diz que grávidas com o novo coronavírus não transmitem o vírus aos bebês recém-nascidos.
Quatro bebês, nascidos de mães infectadas pelo Covid-19, foram analisados. Nenhum dos bebês desenvolveram sintomas graves associados ao vírus, como febre ou tosse, embora todos tenham sido isolados em unidades de terapia intensiva neonatal.
Três dos quatro tiveram resultado negativo para a infecção respiratória após teste com um cotonete na garganta, enquanto a mãe da quarta criança recusou a permissão para o teste.
No entanto, um recém-nascido teve problema respiratório por três dias, e foi tratado por ventilação mecânica não invasiva. Dois bebês, incluindo o com problemas respiratórios, tiveram erupções no corpo que desapareceram por conta própria.
Todos os quatro bebês permanecem saudáveis e suas mães também se recuperaram totalmente.
Os autores da pesquisa disseram que são necessárias mais investigações sobre outros aspectos da possível infecção por Covid-19 em recém-nascidos e crianças. Por exemplo, a sensibilidade do teste de diagnóstico atual para detectar o vírus é de cerca de 71%, portanto afirmam avaliar sua confiabilidade em crianças.
Amostras dos recém-nascidos como placenta, líquido amniótico, sangue neonatal e líquido gástrico, são recolhidos pelos pesquisadores para detectar possíveis receptores para o vírus.