Grécia bloqueia fronteiras e impedem migrantes de entrar no país
ONU estimou cerca de 13.000 migrantes reunidos na fronteira entre a Grécia e a Turquia.
Foto: OIM
A polícia da Grécia entrou em confronto com um grupo de imigrantes neste domingo (1), na região de Evros, norte do país, que faz fronteira com a Turquia, de acordo com informações divulgadas pela agência Reuters. Foi utilizado gás lacrimogênio contra o grupo.
De acordo com a agência RFI, a Agência Européia de Controle de Fronteiras (Frontex) decretou "estado de alerta" elevado neste domingo (1) graças a situação na fronteira greco-turca, onde milhares de migrantes tentam entrar na União Europeia.
A Grécia anunciou ter bloqueado a entrada no território de quase 10 mil migrantes oriundos da Turquia só nas últimas 24 horas. Os migrantes incluindo mulheres e crianças, partiram de Istambul, após o presidente Recep Tayyip Erdogan anunciar a abertura das fronteiras pela Turquia.
Tentativa de atravessar bloqueio foi mal sucedida
Alguns migrantes foram bloqueados na região de Evros, ao longo dos 212 km de fronteira terrestre entre a Grécia e a Turquia. Na madrugada, a polícia junto a soldados gregos prenderam 73 migrantes.
Na noite do último sábado (29), a ONU já havia estimado em ao menos 13.000 o número de migrantes reunidos na fronteira entre a Grécia e a Turquia.