• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Gripe Aviária não deve gerar impactos relevantes em preços de frango e ovos, diz Fávaro

Gripe Aviária não deve gerar impactos relevantes em preços de frango e ovos, diz Fávaro

País pode declarar o fim da emergência zoossanitária após 28 dias, caso não haja notificação de outro caso

Por Da Redação
Ás

Gripe Aviária não deve gerar impactos relevantes em preços de frango e ovos, diz Fávaro

Foto: Reprodução/Pexels

O ministro da agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, disse que a gripe aviária não terá um "impacto relevante" nos preços da carne, frango e ovos por conta da queda na suspensão temporária de exportação para diversos países. Ele afirma que, na verdade, deve haver "excesso de oferta em 10 a 15 dias de carne de frango, mas vemos estabilidade". 

Nesta terça-feira (20), é previsto que seja concluída a desinfecção da granja em Montenegro (RS), único caso confirmado em granja comercial no país. Os colaboradores da granja estão isolados e sendo monitorados. Fávaro também reforçou que o país pode declarar o fim da emergência zoossanitária da gripe aviária após 28 dias, caso não haja notificação de outro caso. 

No entanto, a reabertura de mercados não está vinculada ao reconhecimento do status livre de gripe aviária. O Ministério reforçou a segurança do sistema de proteção brasileiro. Foram feitas mais de 2.500 investigações de suspeitas do caso desde maio de 2023.

Carlos Goulart, secretário de Defesa Agropecuária, afirmou que há 538 propriedades no raio de 10 km do foco de onde se declarou a emergência de gripe aviária, em Montenegro (RS), e que metade dessas propriedades já foram visitadas. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário