Grupo de manifestantes usam gesto de filmes 'Jogos Vorazes' para protestar contra golpe, em Mianmar
Nos últimos anos, a saudação dos três dedos apontados para cima, com a palma afastada do corpo, foi adotada por manifestantes na Ásia
Foto: Reprodução
Usando máscaras faciais e, com as mãos levantas com os três dedos do meio em riste, em um gesto semelhante ao feito por personagens do filme "Jogos Vorazes", um grupo de médicos de Yangon, a maior cidade de Mianmar, fez uma manifestação em apoio à líder deposta Aung San Suu Kyi e crítica ao golpe de Estado no país, na última quarta-feira (3).
Profissionais de saúde de um centro de tratamento de pacientes com Covid-19 de uma outra cidade, Mandalay, protestaram da mesma forma, com o mesmo gesto. Eles também exibiram uma faixa na qual se lia "Apoiamos o movimento de desobediência civil".
Nas redes sociais, dois membros do partido de Aung San Suu Kyi publicaram fotos em que eles aparecem fazendo o gesto do filme.
Nos últimos anos, a saudação dos três dedos apontados para cima, com a palma afastada do corpo, foi adotada por manifestantes na Ásia.
No filme Jogos Vorazes, o gesto é um símbolo rebelião contra o governo totalitário na nação fictícia de Panem.
Em 2014, o gesto começou a aparecer nas ruas da Tailândia, onde manifestantes desafiavam a proibição de reuniões públicas. Naquele mesmo ano, jovens ativistas pró-democracia em Hong Kong também adotaram a saudação em sua campanha por eleições democráticas.