• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Grupo de médicos assina manifesto contra postura do Conselho Federal de Medicina

Grupo de médicos assina manifesto contra postura do Conselho Federal de Medicina

Documento se dá em resposta ao posicionamento do presidente Mauro Ribeiro

Por Da Redação
Ás

Grupo de médicos assina manifesto contra postura do Conselho Federal de Medicina

Foto: Divulgação

Um grupo de médicos assinou um manifesto contra a postura do Conselho Federal de Medicina (CFM) diante da "apuração das responsabilidades e omissões para o enfrentamento da pandemia de Covid-19" na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia.

Recentemente, o presidente do CFM, Mauro Ribeiro, criticou a CPI da Pandemia. Nesta semana, o CFM também emitiu uma moção de repúdio sobre o comportamento de senadores em relação ao tratamento dado aos médicos chamados a depor, que, segundo o CFM, tem "sendo submetidos a situações de constrangimento e humilhação". A declaração se deu um dia após o depoimento da médica Nise Yamaguchi, que defende o tratamento precoce contra a covid-19.

No manifesto, os médicos defendem que "nesse momento em que o padrão de transmissão da Covid-19 segue elevado, nossa atenção seja a necessidade de políticas baseadas na ciência e em boas práticas".

O grupo também cita que "Polarizações e divisões da categoria são contraproducentes. Consideramos relevante e apoiamos quaisquer iniciativas para mudar o rumo do dramático contexto epidemiológico e social do país. Precisamos somar esforços para fortalecer o SUS e a ciência brasileira, que conjugados são a melhor resposta para a pandemia”.

O manifesto é assinado pela médica e pesquisadora Margareth Dalcolmo, do neurocirurgião Paulo Niemayer, o hematologista e oncologista Daniel Tabak, e a médica sanitarista e professora, Ligia Bahia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário