Grupo especializado em estelionato contra idosos é desarticulado pela Polícia Civil na Bahia
Operação começou no município de Correntina, quando a Polícia Militar prendeu os homens pelo crime de estelionato

Foto: Ascom-PCBA
Um grupo criminoso especializado no crime de estelionato foi desarticulado nesta terça-feira (7) pela Polícia Civil da Bahia, no Oeste do estado. A ação, que foi conduzida pela 26ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) de Santa Maria da Vitória, em conjunto com a Polícia Militar, ocasionou na prisão de dois suspeitos, de 19 e 25 anos, e na apreensão de materiais utilizados nos golpes.
A operação começou no município de Correntina, quando a Polícia Militar prendeu os homens pelo crime de estelionato. Em comunicação com a Polícia Civil, as equipes policiais de Santa Maria da Vitória identificaram que os indivíduos estavam envolvidos em golpes contra pessoas vulneráveis na região.
Paralelamente, policiais civis de Santa Maria da Vitória compareceram até uma agência bancária depois de receberem informações semelhantes. Com imagens conseguidas no local, a Polícia Civil constatou que os mesmos indivíduos haviam aplicado outros golpes na cidade.
Uma das vítimas, de 66 anos, reconheceu os homens como autores de golpe de estelionato sofrido em setembro de 2025. Outra vítima, da mesma idade, compareceu à delegacia e reconheceu um dos suspeitos como autor do crime.
O trabalho de inteligência policial indicou que o grupo tinha hábito na prática de delitos na região. Ao longo de diligências, a Polícia Civil da Bahia tomou conhecimento de que um casal, provavelmente integrante do mesmo grupo criminoso, foi preso em flagrante na cidade de Caruaru, em Pernambuco. A dupla foi presa depois de receber transferências bancárias via PIX dos suspeitos presos na Bahia, incluindo um valor de R$ 750,00 extraído da conta de uma das vítimas no estado.
Os homens presos em Correntina foram apresentados na Delegacia Territorial de Santa Maria da Vitória. As providências que foram adotadas incluem a autuação em flagrante e a instauração dos procedimentos legais cabíveis.