• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Grupo europeu compra 'fazenda' do tamanho da cidade de São Paulo de forma irregular na Amazônia
Brasil

Grupo europeu compra 'fazenda' do tamanho da cidade de São Paulo de forma irregular na Amazônia

Incra quer anular a compra da área de 190 mil hectares

Por Da Redação
Ás

Grupo europeu compra 'fazenda' do tamanho da cidade de São Paulo de forma irregular na Amazônia

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Um grupo de empresários da Europa comprou uma fazenda do tamanho da cidade de São Paulo na Amazônia de forma irregular, de acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). 

A entidade brasileira quer anular a compra de uma fazenda de 190 mil hectares, maior que a cidade de São Paulo, voltada para exportação de madeiras nobres. A disputa judicial envolve a Agrocortex, cujos donos são empresários espanhóis e portugueses. 

Para o Incra, a aquisição dos empresários fere a legislação do país sobre a compra de terras por estrangeiros, além de questões de preocupação ambiental. 

No entanto, o grupo internacional aponta que o sócio majoritário da empresa é o brasileiro Moarcir Crocetta e, de acordo com a lei, "todas as informações estão sendo prestadas às autoridades".

Segundo apuração do UOL, há indícios de que o contrato denominado de parceria tenha sido celebrado apenas para contornar as leis restritivas, uma vez que se trata de contrato celebrado entre empresas com controle comum estrangeiro.

A Agrocortex é uma empresa que extrai madeira nobre do local para exportação. Entre as espécies exploradas estão mogno, cedro, jatobá, cumaru, garapa e cerejeira. A empresa diz que sua atividade madeireira respeita o meio ambiente.

Para o Incra, após analisar a documentação apresentada e solicitar parecer da Advocacia Geral da União, a venda deve ser considerada nula.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário