Guedes diz que América Latina está 'desmanchando' e Brasil escapou com a reforma da Previdência
Ministro também afirmou que o eixo econômico do país não depende mais do investimento público
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O ministro Paulo Guedes disse nessa quinta-feira (17), que diversos países da América Latina que elegeram governos de esquerda, estão 'desmanchando' e o Brasil só não está no mesmo caminho, por conta da reforma da previdência no primeiro ano do governo.
"Se não tivéssemos feito a reforma da Previdência, de olho no fiscal, no primeiro ano de governo, o Brasil tinha dissolvido com a Argentina, que está indo no mesmo caminho da Venezuela. A América Latina está desmanchando", afirmou o ministro.
Guedes também afirmou que a inflação no Brasil está cedendo, com a política monetária restritiva que elevou juros e o fiscal está no lugar. Segundo ele, no exterior isso ainda vai demorar a acontecer.
O ministro também se posicionou a respeito da economia do país, informando que o atual governo mudou o eixo da economia e que hoje não depende mais do investimento público para crescer.
"Trocamos o eixo da economia e muita gente ainda está usando modelos antigos para fazer previsões. Hoje não é o investimento público que impulsiona o PIB, mas sim os investimentos privados. Quem usa modelos antigos para prever o crescimento acha que o Brasil vai estagnar. São prisioneiros do modelo antigo", afirmou.