• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Guedes quer que funcionário só ganhe estabilidade após avaliação de serviço por cidadão
Política

Guedes quer que funcionário só ganhe estabilidade após avaliação de serviço por cidadão

Fator seria novo componente a ser levado em conta, além da avaliação de desempenho pelos gestores públicos

Por Da Redação
Ás

Guedes quer que funcionário  só ganhe estabilidade após avaliação de serviço por cidadão

Foto: Agência Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, apresentou nesta segunda-feira (9), a proposta de reforma do serviço público, que diz que a estabilidade no cargo só seja concedida se a população avaliar positivamente as atividades desempenhadas por um funcionário público aprovado em concurso.

A apresentação da chamada reforma administrativa —que pretende reestruturar carreiras e salários dos servidores— está prevista para o ano que vem.

O governo já havia informado que seria proposto um novo sistema de avaliação de desempenho, feito pelos gestores do serviço público sobre seus subordinados. A regra valeria para que a estabilidade fosse atingida e também para as progressões de carreira.

Agora, Guedes fala em um fator adicional. Segundo ele, é preciso analisar se o funcionário realmente atende bem a população.

“Assim que ele acabou de fazer um serviço, pode ser para tirar uma carteira de identidade, de motorista ou ser atendido para tirar dúvidas a respeito de sua aposentadoria, quando a pessoa sai, ela aperta um dos três botões: o verde, bem atendido, o amarelo, serviço normal, ou o vermelho, pessimamente atendido”, disse.

De acordo com o ministro, se houver avaliação positiva dos cidadãos, junto com um retorno favorável dos chefes imediatos e funcionários experientes, a estabilidade poderá ser concedida.

“Tem que passar nessa peneira, tem que ser avaliado para não ficar com essa imagem que o serviço público fica de que o cara não quer nada porque tem estabilidade no emprego, tem um salário muito alto, está garantido na aposentadoria, não está nem aí, maltrata a gente. A reclamação da opinião pública é essa”, disse o ministro, diante de servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.