Guerra: bombardeio em shopping deixa ao menos 8 mortos em Kiev
Explosão sacudiu prédios e derrubou estruturas
Foto: Reprodução/ Ministério da Defesa da Rússia
Ao menos oito pessoas morreram em um bombardeio russo que atingiu um shopping center em Kiev, capital da Ucrânia, na noite do último domingo (20). Nas redes sociais, o Ministério da Defesa da Rússia confirmou a autoria do ataque. Segundo a pasta, eles destruíram uma bateria de lançadores múltiplos de foguetes ucranianos e uma base de armazenamento para munições. A Rússia alega que o local era usado pelo exército ucraniano.
A explosão foi tão poderosa que jogou escombros a centenas de metros em todas as direções, sacudiu prédios e derrubou uma parte do shopping, transformando o estacionamento em um mar de chamas. Na manhã desta segunda-feira (21), os bombeiros ainda lutavam contra as chamas enquanto soldados e equipes de emergência vasculhavam os escombros em busca de sobreviventes ou vítimas.
Embora Kiev esteja sob bombardeio há semanas, o alcance da devastação ao redor do shopping foi maior, segundo o The New York Times. O shopping Retroville abrigava um cinema multiplex, uma academia de ginástica e restaurantes de fast food como McDonald's e KFC, além de uma galeria inteira dedicada a artigos esportivos, entre outras lojas.