Economia

Guerra e lockdown na China impactam custo de vida no Brasil

BC aumentou taxa Selic a 12,75% ao ano

Por Da Redação
Ás

Guerra e lockdown na China impactam custo de vida no Brasil

Foto: Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, aumentou na última quarta-feira (4), em reunião, a taxa Selic a 12,75% ao ano. A elevação da taxa básica de juros tem como objetivo conter a inflação. Em nota, a instituição financeira informou que "as pressões inflacionárias decorrentes da pandemia se intensificaram com problemas de oferta advindos da nova onda de Covid-19 na China e da guerra na Ucrânia".

Nos últimos 12 meses, a alta dos preços acumulou 12% e, em abril, bateu em 1,75%. No começo do ano, a meta era de 2% a 5%, mas já está projetada a quase 8% pelo Banco Central e beira os 9% na avaliação do mercado.

O guerra na Ucrânia trouxe impactos sobre os preços de energia e alimentos. Já a política de Covid-19 zero na China, com lockdowns, provoca risco de desabastecimento de produtos finais, peças e outros insumos industriais. Além disso, a alta dos combustíveis afeta muitos setores da economia porque eles são fundamentais para o frete dos produtos e para a produção agrícola. Diesel e gás também são importantes em diversas etapas da produção brasileira e seu preço deve flutuar de acordo com a guerra.

Em abril deste ano, a gasolina subiu 7,51% e foi o principal fator para a maior inflação em 27 anos para o mês. O preço dos combustíveis tem impacto direto no setor de transportes (+3,43%), que também pressionou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.