Guerra Israel: Itamaraty diz que cabe à ONU definir status político do Hamas
Governo brasileiro não classifica o Hamas como grupo terrorista
Foto: Reprodução
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) afirmou nesta quarta-feira (11) que o Brasil tem uma posição "clara" contra o terrorismo e que a classificação do grupo Hamas como terrorista cabe à Organização das Nações Unidas (ONU). Em coletiva, o embaixador Carlos Sérgio Sobral Duarte, secretário de África e de Oriente Médio do Itamaraty, falou sobre o conflito entre Israel e o Hamas.
"O Brasil, logo em seguida a esses ataques, os condenou e o presidente da República, logo em seguida, repudiou o terrorismo. Essa posição do Brasil é muito clara e é muito forte", disse o embaixador. "Os desdobramentos políticos de um conflito, como o conflito Israel e Palestina, é algo que está sendo tratado pelo Conselho de Segurança", completou.
Posicionamento do Brasil
O MRE não classifica o Hamas como grupo terrorista. Historicamente, o governo brasileiro só classifica uma organização como terrorista em caso de manifestação nesse sentido pela ONU. Em notas divulgadas pelo governo brasileiro desde o início do conflito, no sábado (7), o Itamaraty e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenaram os ataques terroristas.