• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Guerra na Ucrânia pode propiciar aumento na produção de drogas sintéticas no país, diz ONU

Guerra na Ucrânia pode propiciar aumento na produção de drogas sintéticas no país, diz ONU

Trabalho de fiscalização feito pela polícia fica prejudicado com o conflito

Por Da Redação
Ás

Guerra na Ucrânia pode propiciar aumento na produção de drogas sintéticas no país, diz ONU

Foto: Agência Brasil/Marcello Casals Jr

A Organização das Nações Unidas (ONU) alerta que a guerra na Ucrânia pode ocasionar o crescimento da fabricação de drogas sintéticas no país. Segundo informações do relatório anual feito pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), os dados já mostram a ocorrência desse fenômeno após conflitos similares em outros locais do mundo.

“As informações do Oriente Médio e do Sudeste Asiático tendem a indicar que situações de conflito podem atuar como um ímã para a fabricação de drogas sintéticas, que, de fato, podem ser produzidas em qualquer lugar. Uma consequência que pode ser ainda mais importante quando a zona de conflito está próxima dos mercados consumidores”, diz o relatório. 

Angela Me, especialista entrevistada pela AFP, afirma que, antes da invasão russa, a Ucrânia já tinha um número crescente de laboratórios de anfetaminas. Cerca de 80 deles foram desativados em 2020, em comparação com 17 no ano anterior. Essa capacidade de produção “poderia ser ampliada se o conflito persistir”, uma vez que “a polícia não está mais lá para parar a atividade dos laboratórios”, explicou a especialista.

Qualquer mudança terá “repercussões em quase todas as regiões do mundo”, alerta a ONU em seu relatório. Cerca de 284 milhões de pessoas, uma em cada 18 na faixa etária entre 15 e 64 anos, usaram drogas em 2020, 26% a mais do que dez anos antes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.