Mundo

Guerra: presidente da Ucrânia cogita desistir de entrar na Otan

O porta-voz russo diz que Putin considera a declaração de Zelensky e prometeu analisar

Por Da Redação
Ás

Guerra: presidente da Ucrânia cogita desistir de entrar na Otan

Foto: Reprodução/Getty Images

O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky pediu para que o Kremlin fosse para a mesa de negociações em dois pronunciamentos diferentes nesta sexta-feira (25). Em um deles, ele propôs adotar um "status neutro" e abandonar a ambição de entrar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).   

"Não temos medo de falar sobre nada. Sobre garantias de segurança para nosso país. Não temos medo de falar sobre o status neutro, e não estamos na Otan no momento", disse. 

Um país neutro é um Estado que evita conflitos e alianças militares como a Otan, por exemplo. Porém, o termo foi interpretado por diferentes formas em outros países. 

Em outro pronunciamento, o presidente ucraniano pediu negociações, mas sem citar o status neutro. "Eu quero mais uma vez fazer um apelo ao presidente da Federação Russa. Vamos sentar na mesa de negociações e parar as mortes", pediu. 

O porta-voz russo Dmitry Peskov disse que Putin considera a declaração de Zelensky e prometeu analisar. Mas, minutos depois, o chanceler da Rússia Sergei Lvrov afirmou que a Ucrânia “perdeu a oportunidade das negociações de segurança” e está “simplesmente mentindo”. 

"Zelensky está mentindo quando diz quer discutir o status neutro da Ucrânia. Ele perdeu a oportunidade das negociações de segurança", declarou. 

O chanceler ainda pontuou que as negociações serão feitas assim que as Forças Armadas ucranianas os ouvirem e depuserem suas armas. "Ninguém irá atacá-los, ninguém irá feri-los, poderão voltar para suas famílias", completou. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário