GWM poderá vender clone do Fusca elétrico após vitória judicial
Versões foram liberadas pela justiça mas VW pode recorrer e apelar da decisão
A GWM registrou no Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI os carros elétricos Ora Punk Cat e Ballet Cat no Brasil mas uma ação impetrada pela Volkswagen procurava anular esse registro dizendo que o estilo dos carros guardava semelhança com o Fusca e obteve uma liminar que é uma decisão provisória. Agora a GWM obteve uma decisão que revogava essa liminar obtida pela Volkswagen ficando livre para vender estes veículos ao menos no Brasil.
A Volkswagen havia dito que os dois modelos - hoje vendidos de fato somente na China - seriam "uma cópia escancarada do icônico Fusca, como se não houvesse leis em nosso País que salvaguardassem os esforços alheios e vedasse a concorrência desleal e parasitária e a associação indevida”.
Essa discussão da GWM com a Volkswagen também ocorreu na Europa tanto que embora tenham sido apresentados em 2022 no Salão de Paris efetivamente o Ora Punk Cat e Ballet Cat não foram lançados por lá.
Agora a Volkswagen entrou com um pedido de embargo de declaração, que será julgado.
Os modelos são 100% elétricos e têm motorização de 143 cv com autonomia de até 501 km. Vale destacar que os dois modelos não são um sucesso de vendas no mercado chinês. Na Europa a GWM vende o Ora 03 e a versão Ora 07 que é um pouco maior nos países onde atua no Velho Continente.