Há 29 anos, morria Renato Russo!

Por Michel Telles
Às

Há 29 anos, morria Renato Russo!

Foto: Divulgação

Há 29 anos, morria Renato Russo. Renato Manfredini Júnior, mais conhecido como Renato Russo, foi vocalista, baixista, compositor e líder da banda Legião Urbana. Ainda criança, quando tinha entre 7 e 10 anos, Renato morou com os pais em Nova York, onde aprendeu inglês. Depois, viveu em Brasília. Na Capital Federal, Renato Russo fez parte da banda Aborto Elétrico, entre 1978 e 1982, influenciado pela banda punk inglesa Sex Pistols. Deixou a banda por conta de divergências internas e, durante um período, ficou conhecido como o “Trovador Solitário”, em que cantava e tocava um violão de 12 cordas sozinho. Depois, integrou a Legião Urbana, onde gravou nove discos e permaneceu até sua morte. A banda era composta por Marcelo Bonfá, Eduardo Paraná e Paulo Paulista. Um ano depois, Paraná e Paulista deixavam a banda e entrava Dado Villa-Lobos. O músico adotou o sobrenome Russo em homenagem ao inglês Bertrand Russell e aos franceses Jean-Jacques Rousseau e Henri Rousseau. Renato também realizou três trabalhos solo: The Stonewall Celebration Concert, Equilíbrio Distante e O Último Solo.
Em sua vida particular, Renato Russo sempre teve que lidar com o preconceito. Primeiramente, pelo fato de ser homossexual. Quando tinha 18 anos, ele assumiu a sua mãe que gostava de homens. Em 1990, ele teria contraído AIDS após um relacionamento em Nova York. Renato Russo nunca assumiu publicamente a doença. Ele também tinha problemas com uso de álcool e depressão. O músico ainda teve um filho, Giuliano, fruto de um relacionamento rápido com uma fã. A mãe da criança morreu um ano depois do nascimento da criança, vítima de um acidente, e a guarda de Giuliano ficou com os pais de Renato. Renato Russo nasceu no dia 27 de março de 1960, no Rio de Janeiro, e morreu em 11 de outubro de 1996, aos 36 anos, vítima de complicações da AIDS.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário