• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Haddad rebate Tarcísio e chama de “ingênua” cobrança por ligação entre Lula e Trump

Haddad rebate Tarcísio e chama de “ingênua” cobrança por ligação entre Lula e Trump

Haddad também relata cancelamento de reunião com secretário do Tesouro dos EUA por pressão da extrema direita.

Por Da Redação
Às

Atualizado
Haddad rebate Tarcísio e chama de “ingênua” cobrança por ligação entre Lula e Trump

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, classificou como “ingênua” a cobrança do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefone ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A declaração foi feita nesta segunda-feira (11) em entrevista ao programa Estúdio i, da GloboNews.

Mais cedo, durante evento do agronegócio, Tarcísio afirmou que reuniões de alto nível entre Brasil e Estados Unidos não seriam suficientes para fortalecer a relação bilateral. “Quantas vezes vamos ter reuniões de alto nível no Departamento de Estado? Quantas vezes vamos ter a ligação do presidente brasileiro com o presidente americano? É isso que vai fazer a diferença”, disse o governador.

Ao responder, Haddad afirmou: “A afirmação do governador é no mínimo um pouco ingênua. Talvez uma pessoa que ainda não tenha traquejo das Relações Internacionais. Não funciona assim. Quando dois chefes de Estado se falam, existe preparação prévia para que a reunião, o telefonema (…) resulte na melhor condição de negociação para os dois países”.

O ministro também criticou a influência de grupos políticos no processo. “Quando você, três ministros, Itamaraty, Fazenda e Desenvolvimento, não estão conseguindo sequer sentar à mesa para dialogar, quando você encontra esse tipo de resistência em função da atuação de pseudo brasileiros em Washington, eu penso que o governador está sendo um pouco ingênuo de imaginar que esse telefone é a chave… Mas não é.”

Haddad ainda revelou que a reunião virtual marcada para esta quarta-feira (13) com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, para tratar sobre o aumento de tarifas, foi cancelada. Segundo ele, o encontro foi suspenso após atuação de “forças de extrema direita” nos EUA. “A militância antidiplomática dessas forças de extrema direita que atuam junto à Casa Branca teve conhecimento da minha fala, agiu junto a alguns assessores, e a reunião virtual que seria na quarta-feira foi desmarcada”, disse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário