Haverá 15 milhões de doses da Coronavac no SUS até dezembro, diz Doria
A vacina é uma das testadas no Brasil
Foto: Reprodução / CNN
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que o estado terá 15 milhões de doses disponíveis da Coronavac do Sistema Único de Saúde (SUS). O relato ocorreu em entrevista à CNN nesta terça-feira (11) e ocorre até dezembro, caso a imunização seja aprovada.
"A partir de dezembro ficam prontas e haverá o primeiro lote já em dezembro, desde que tenhamos todas as etapas de testagem superadas e com sucesso, tenho que fazer essa ressalva, é para isso que existem", disse. "Se tudo correr bem, em dezembro, mediante aprovação da Anvisa, nós já garantimos 15 milhões de doses para aplicação".
A vacina foi desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em conjunto com o Instituto Butantan. O procedimento está na terceira e última fase de testes clínicos e o governador diz estar otimista.
Ele contou que o Instituto Butantan trabalha para dobrar a capacidade de produção. Para isso, o governo tem o objetivo de arrecadar R$ 130 milhões em doações —dos quais R$ 96 milhões já foram garantidos.
"Nós já tínhamos um entendimento formalizado desde maio com a Sinovac, não faria sentido avançar em uma segunda vacina", declarou. "Recebemos uma cópia do relatório inicial da OMS [Organização Mundial da Saúde], recomendando cautela em relação à vacina russa. Isso significa atenção redobrada".