Hemoba intensifica campanha para o feriado de Páscoa; confira
Além dos pontos fixos, a instituição estará presente com o Hemóvel na Base Naval de Aratu da Marinha do Brasil

Foto: Reprodução/R7
A Fundação Hemoba decidiu intensificar o atendimento para doação de sangue durante o feriado da Semana Santa, comemorado entre esta sexta (15) e o domingo (17), Páscoa. Neste período, é registrado um aumento de atendimentos de emergência e cirurgias que necessitam de transfusões de sangue, por causa da grande movimentação de veículos nas estradas.
Além dos pontos fixos, a instituição estará presente com o Hemóvel na Base Naval de Aratu da Marinha do Brasil, na subúrbio de Salvador, nesta quarta (13) e quinta-feira (14), a partir das 8 horas, para a coleta de sangue.
Para a realização dos atendimentos, o Hemoba conta com a participação do comando da Base para divulgar a importância da ação, assim como o cadastro de medula óssea entre os militares da Marinha.
Veja os horários de atendimento:
Na Semana Santa, em Salvador, a sede da Hemoba, na avenida Vasco da Gama, funcionará de 7h às 18h30, nos dias 13 e 14, e de 7h30 às 12h30, no dia 16; as unidades de coleta nos hospitais Ana Nery e do Subúrbio atenderão nos dias 13 e 14, de 7h30 às 16h30; a coleta itinerante no Salvador Shopping estará aberta de 9 às 18h, nos dias 13, 14 e 16/04, e a do Salvador Norte, das 9 às 18h, no dia 16; a unidade nas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) estará fechada todos os dias durante o feriado.
Na Sexta-feira da Paixão, dia 15, as unidades da Hemoba não funcionarão. No interior do estado, atenderão em horário especial disponível no site da instituição.
Aqueles que pretendem doar precisam ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. Também é necessário apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, estar bem descansado e alimentado, ter evitando alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.
Pessoas que tomaram a vacina da gripe ou o imunizante Coronavac, devem aguardar 48h para realizar a doação. As demais vacinas contra a Covid-19, como Astrazeneca, Pfizer e Jassen, impedem a doação de sangue por 07 dias.