Hemorio reavalia amostras de 288 doadores de órgãos no RJ, após contaminação de pacientes por HIV
Exames foram feitos por laboratório que foi interditado
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro informou, por meio de nota, que 288 doadores estão sendo examinados pelo Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio), após seis pacientes transplantados no estado contraírem o vírus HIV.
De acordo com a pasta, uma sindicância interna foi instaurada para punir e identificar os responsáveis pela infecção. “Por necessidade de preservação das identidades dos doadores e transplantados, bem como do encaminhamento da sindicância, não serão divulgados detalhes das circunstâncias”.
A secretaria informou ainda que uma comissão multidisciplinar foi criada para acolher os pacientes afetados e, imediatamente, foram tomadas medidas para garantir a segurança dos transplantados.
Um rastreio com a reavaliação de todas as amostras de sangue armazenadas dos doadores, a partir de dezembro de 2023, data da contratação do laboratório, é realizada pela secretaria. Entre dezembro e setembro, período em que o laboratório esteve vinculado ao governo estadual, mais de 500 transplantes foram realizados no Rio de Janeiro.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária e o Ministério da Saúde também tomaram medidas para investigar e responsabilizar os culpados pela situação. O Ministério da Justiça e Segurança Pública disse que a Polícia Federal vai investigar o caso.
O Sistema Nacional de Transplantes é garantido a toda a população por meio do SUS e é responsável pelo financiamento de cerca de 88% dos transplantes no país, de acordo com dados do Ministério da Saúde.