• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Hilton Coelho realiza protesto silencioso na Alba, pedindo atenção de Jerônimo para povos originários
Política

Hilton Coelho realiza protesto silencioso na Alba, pedindo atenção de Jerônimo para povos originários

No discurso do governador, deputado segurou placa de socorro

Por Ane Catarine Lima
Ás

Hilton Coelho realiza protesto silencioso na Alba, pedindo atenção de Jerônimo para povos originários

Foto: Farol da Bahia

Durante o discurso do governador Jerônimo Rodrigues (PT) na cerimônia de retomada dos trabalhos legislativos na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), realizada na quinta-feira (1°), o deputado Hilton Coelho (Psol) fez um protesto solitário e silencioso. Enquanto o petista fazia a leitura da tradicional mensagem ao Parlamento, destacando ações e programas para o atual exercício, o parlamentar pediu socorro aos povos indígenas e quilombolas. 

Na ocasião, Hilton Coelho  segurava uma placa com os dizeres “Governador, povo Pataxó e Quilombo Quingoma pedem socorro”. Em entrevista ao Farol da Bahia, Hilton Coelho não escondeu sua preocupação com os povos originários.

"São situações muito tensas. O povo quilombola de Quingoma e os Pataxó enfrentam desafios, assim como a situação da nossa Serra da Chapadinha,  que pode simplesmente ter uma mineradora instalada em três nascentes. Uma delas, inclusive, abastece Salvador e mais de 60 municípios. Tudo está contaminado. Os povos tradicionais precisam ser respeitados, e o governador precisa ter uma postura firme diante dessas situações. Ao meu ver, a resolução é inadiável", disse o deputado. 

"Tivemos, por exemplo, o assassinato de diversas lideranças quilombolas e indígenas. Isso tudo é falta de atenção para essas questões que são muito fortes em nossa Bahia. Portanto, não poderíamos deixar de dizer, durante o discurso do governador, que esses problemas existem e precisam de respostas", completou. 

No último dia 21, um atentado de ruralistas resultou na morte de uma indígena da etnia Pataxó Hã-hã-hãe, conhecida como Nega Patax, na região Sul da Bahia. Além disso, em relação a Quingoma, o protesto do pessolista se deve à negociação em andamento entre o governo da Bahia e o Grupo City. Esse trâmite visa transferir um terreno na comunidade para o Esporte Clube Bahia, onde seria estabelecido um Centro de Treinamento.

Expectativas para 2024

Ainda durante a entrevista Hilton Coelho disse que espera que o governo do Estado e os deputados da Alba colaborem em conjunto para aprimorar a educação na Bahia. Ele ressaltou a necessidade de o governador Jerônimo investir efetivamente em uma educação “de verdade".

"É essencial que haja investimentos em educação de verdade, pois não podemos mais aceitar o título de estado com o pior índice de ensino médio no Brasil. Isso é lamentável. Precisamos que o governo adote medidas em uma nova direção, reconhecendo o potencial da Bahia. Não se trata apenas de terra fértil, rios e biodiversidade... Necessitamos também de uma produção científica que saia das prateleiras e vire política de governo”, concluiu. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário