• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • HIV: Brasil recebe injeção de longa duração para prevenção da doença
Brasil

HIV: Brasil recebe injeção de longa duração para prevenção da doença

o medicamento foi nomeado decabotegravir e faz efeito pelo período de oito semanas

Por Da Redação
Ás

HIV: Brasil recebe injeção de longa duração para prevenção da doença

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A Organização das Nações Unidas informou que a Agência de Saúde Global, Unitaid, lançou uma nova injeção de longa duração para a prevenção do HIV no Brasil e na África do Sul. A expectativa é que com mais opções de prevenção, seja expandida a cobertura para aqueles com maior risco de infecção pelo vírus

A agência irá utilizar o medicamento cabotegravir, que faz efeito pelo período de oito semanas e fornece aos usuários uma alternativa às pílulas diárias utilizadas no tratamento da doença.

Mauricio Cysne, diretor de Comunicação da Unitad no Brasil, afirmou que  as injeções proporcionam um método mais eficaz e mais discreto de prevenção do HIV, ajudando a reduzir o estigma e a discriminação que as pílulas podem causar. "O cabotegravir é um novo método alternativo de prevenção do HIV que substitui as pílulas diárias por uma injeção seis vezes por ano", disse.

Cysne afirma que, no Brasil, os programas visam atingir dois grupos com as maiores taxas de prevalência do vírus. Segundo as estimativas, 30% das pessoas trans e 18% dos homens que fazem sexo com homens  vivem com o HIV.

Segundo o Unitaid, o cabotegravir também auxilia nos desafios que os usuários enfrentam com as pílulas regulares, que reduzem o impacto da PrEP oral. O tratamento também ajuda a combater o estigma e a discriminação. Para esse projeto, e entidade fechou parceria com a Fiocruz no Brasil e com a Wits RHI, África do Sul.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário