Homem fica ferido após queda em estrutura de elevador abandonado em Salvador
Equipamentos da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos não estão em funcionamento
Foto: Reprodução / TV Bahia
Um homem de 29 anos ficou ferido nesta sexta-feira (28), após cair no fosso de uma estrutura onde deveria funcionar um elevador na Via Expressa Baía de Todos-os-Santos, em Salvador. Ele foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao Hospital Geral do Estado (HGE). Não há informações sobre seu estado de saúde.
De acordo com informações iniciais, a vítima aparentemente tentava se abrigar da chuva quando acabou desabando no fosso da estrutura. No entanto, o local é um dos pontos onde deveriam estar instalados os elevadores da passarela da Via Expressa. Conforme a Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), esses equipamentos não estão em funcionamento devido a atos de vandalismo.
A Via Expressa foi inaugurada em 2013 pelo Governo do Estado, e em 2017, a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder) entregou oito elevadores, projetados para permitir o acesso de pessoas com deficiência ao local através das passarelas. A instalação dos equipamentos teve um custo de R$ 15 milhões.
No entanto, os elevadores foram abandonados e acumularam lixo após a entrega. O Ministério Público da Bahia (MP-BA) iniciou uma investigação sobre o abandono dos elevadores em 2020. Em julho de 2021, a Conder entregou seis dos equipamentos reformados.
A Semob informou ainda que colocou grades para evitar o vandalismo, mas ainda assim os elevadores foram alvo de danos, impossibilitando seu uso.