Autos

Honda busca décima vitória no Rally dos Sertões

Evento percorrerá 7.200km pelo país

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Honda busca décima vitória no Rally dos Sertões

A 30 edição do Rally dos Sertões já começou. Ao todo, serão 15 dias de competição, que passará por oito estados brasileiros, percorrendo mais 7.200 quilômetros. E a Honda Racing, que competirá com cinco pilotos para tentar o décimo título da equipe, faz parte do maior evento de regularidade da América e um dos maiores do mundo. 

Para que os cinco pilotos e os cincos mecânicos possam trabalhar focados na prova há uma grande estrutura que o Farolda Bahia acompanhou de perto a partir de Foz do Iguaçu. A equipe conta com quatro caminhões, que servem de motorhome. Dentro deles, há espaço para reuniões, banheiros e muitas camas para acomodar todos muito bem. 

Toda essa estrutura ficou no CTA Charrua em Foz do Iguaçu. Para quem não está familiarizado é chamada de Prólogo, que são tomadas de tempo para definir a ordem de largada. Logo após, há o Super Prime, que conta com os destaques de cada categoria para disputar uma corrida em circuito fechado. Neste ano aconteceu na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.

Após a etapa de Foz do Iguaçu, toda essa estrutura se desloca com velocidade de cidade em cidade até chegar em Salinópolis, no Pará, no dia 10 de setembro. 

Segunda Dário Júlio, chefe da equipe da Honda, fazer esse movimento é necessário muito foco. "Tenho que estar focado 100% para auxiliar ao máximo os pilotos. Por isso, eu e minha equipe nos deslocamos rapidamente para os pontos de abastecimento para que nada falte aos pilotos. É um trabalho tão complicado, que eu preferia ter a preocupação de apenas pilotar", comentou com um sorriso no rosto. 

A equipe

Não é fácil ser campeão nove vezes como a equipe da Honda Racing, uma vez que não basta o piloto ser bom é preciso que os mecânicos, o chefe de equipe e, também, os motoristas da pick-up e dos motorhomes estejam 100% focados na prova. 

Além disso tudo, conta com experiente Jean Azevedo, maior vencedor com sete títulos e um vice campeão nos Sertões. Também conta com o argentino Martin Duplessis, que é o novato do time e disputas a competição pela primeira vez. 

O time tem o atual bicampeão Bissimo Zavatti e o Tomate, também conhecido como Gabriel Soares, que migrou do Enduro para o Rally dos Sertões. 

Para o Tomate para vencer o Rally dos Sertões será necessário uma união de mentalidade e coração fortes. “O Rally dos Sertões é prova longa. Por isso, além da velocidade tenho que ter a cabeça focada e o coração fortes. Também é necessário ter a uma união da nossa equipe”, disse Gabriel Soares logo após completar o prólogo. 

As motocicletas

São duas motos a CBF 450RX e a CRF 250F. A CBF 450RX tem um motor monocilindrico de quatro tempos, com quatro válvulas e arrefecimento a líquido de 449 cm³. A transmissão é de cinco posições e a suspensão dianteira tem 49 mm com molas helicoidais de 305 mm. Já a traseira tem mono amortecedor Showa, com sistema Pro-Link com 133 mm de curso e 312 mm de descolamento do eixo. Os freios são a disco de 260 mm na frente e 240 mm atrás. O tanque tem 8,1 litros e o peso é de 115,6 kg. 

Já a CRF 250F tem motor monocilindrico de quatro tempos arrefecido a ar de 249,58 cm³. A transmissão é de cinco posições e a injeção é eletrônica PGM FI. A suspensão dianteira é garfo telescópio com 240 mm e a traseira é Pro-Link de 230 mm. O freio é a disco na frente de 240 mm e a disco na traseira com 220 mm. O tanque tem 6 litros e o peso é de 114 kg.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário