Honda City Touring e Hyundai HB20 Platinum: qual o melhor hatch compacto?
Comparativo do Farol da Bahia mostra os atributos e características de cada modelo
Bons de mercado, Honda City e Hyundai HB20 atraem o mesmo tipo de público. Trata-se do cliente exigente que não quer trabalho com manutenção e que o veículo preserve o bom atributo de venda. Mas qual deles é o melhor em sua versão topo de linha. De um lado o City Touring de R$ 132 mil bem equipado e com motor 1.5 aspirado. Do outro o HB20 Platinum Plus de R$ 119,9 mil com motor turbo GDI 1.0.
Estilo atual em ambos e mais novo no HB20
O estilo dos dois carros é atual. O Honda City foi lançado há um ano e meio enquanto o HB20 foi reestilizado há um ano exatamente. O carro da Hyundai ganhou linha mais convencional com grade afilada e novas lanternas enquanto o City se manteve sóbrio com as típicas linhas da Honda. No entanto, embora bem montado em todos os detalhes, o Honda City transmite mais solidez construtiva diante do HB20.
O Honda City traz uma boa pegada do volante revestido em couro com superfície de toque mais suave e montagem impecável. O HB20 não faz feio porém traz alguns comandos menos cuidadosos como os botões de acionamento do tanque de combustível e da coluna de direção.
Motor: turbo ou aspirado?
A Hyundai equipa o HB20 Platinum Plus com o motor 1.0 TGDI de 120cv de 17,5kgfm de torque que por sinal aparece cedo. O Hyundai tem boas retomadas, acelera bem, tem nível aceitável de ruído do motor três cilindros e usa câmbio automático de seis marchas com algumas reduções vacilantes. O funcionamento do motor é um pouco mais "áspero".
Já a Honda usa o motor 1.5 aspirado de 126cv sendo mais potente porém com 15,5kgfm de torque, menos força que o rival. O torque também aparece mais tarde e há um certo ruído típico desse motor que é um quatro cilindros tradicional e bem longevo associado ao câmbio CVT. Ele tem saídas melhores e funcionamento mais suave que a antiga versão mas o HB20 é mais ágil.
O consumo é bem próximo: o HB20 faz 8,6 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada com etanol, enquanto o Honda cumpre 9,2 km/l e 10,5 km/l. Ambas marcas fornecem os carros abastecidos com etanol, razão pela qualo os números apresentados refletem somente um dos combustíveis.
Segurança a bordo: vantagem para o City com ACC
O HB20 Platinum Plus é bem completo neste quesito. No painel digital (um pouco confuso ao mostrar conta giros em display) há os comandos como alerta de ponto cego, alerta de fluxo cruzado e de saída segura bem como alerta de manutenção do carro na faixa. É um bom pacote porém o Honda City traz tudo isso porém com controle de cruzeiro adaptativo, algo incomum neste segmento.
Tecnologia e comodidade a bordo: Hyundai é melhor
Os dois são bem completos e tem características parecidas. A multimídia de ambos tem espelhamento sem fio mas no HB20 o sistema é mais simples e em ambos a qualidade da câmera é ruim bem como a tela que traz muito reflexo. O Honda traz farois full LED mas de iluminação que poderia ter mais foco mas se destaca pelo sensor dianteiro de estacionamento e saída de ar condicionado para o banco traseiro. O HB20 carrega celular sem fio como "troco" para o rival.
No espaço interno a vantagem é clara para o Honda City com bom espaço para as pernas, para os ocupantes do banco traseiro e pelos bancos rebatíveis - herança do Fit - mas o porta-malas tem 268 litros. O HB20 é bem acanhado no espaço traseiro e perde para o rival mas tem porta malas de 300 llitros.
Qual a melhor escolha?
Para quem quer acelerar com gosto o motor do HB20 irá surpeender. O carro é leve, ágil e traz desempenho dos seus 120cv mesmo com a vibraçao do motor. Porém fica devendo itens como ACC que o rival traz como destaque assim como o acabamento superior. O motor do Honda não é ruim mas longe de ser empolgante mas com pacote mais completo de itens de série. Por isso cobra seu preço: o City Touring custa R$ 132,9 mil e quanto o HB20 sai por R$ 119,9 mil.