Hora de escovar o cabelo: o que pode e não pode?
Aos detalhes...

Foto: Divulgação Assessoria
O mercado conta com opções vastas de escovas para cabelos, de todos os formatos e cores. Mas pentear os fios é simples assim? Pode até ser, mas muitas pessoas esquecem de regras básicas na hora de desembaraçar os cabelos. Para entender o que pode e não pode conversamos com a Dra. Luciana Passoni, referência em ciência capilar e CEO da Passoni Clinic. De acordo com ela, é importante sempre começar desembaraçando as pontas primeiro e aos poucos subir até a raiz para evitar quebras e também o tensionamento dos fios. “Além disso, passar o dia escovando para alinhar os cabelos não é benéfico, pois pode provocar um tensionamento desnecessário aos fios e influenciar mais a queda”, explica a médica.
Pode ou não pode:
-
Escovar os fios só depois do banho
Não pode, o cabelo fica ainda mais sensível quando está molhado, por isso tentar desembaraçá-lo molhado pode facilitar a quebra ao aumentar a tensão nos fios. Além disso, um cabelo embaraçado ao ser lavado pode criar ainda mais nós, dessa forma, o ideal é desembaraçar antes do banho e apenas alinhá-los depois.
-
Usar escovas com bolinhas massageadoras nas pontas
Não pode, essas bolinhas são um mito e podem, na verdade, mais enroscar nos fios e puxá-los do que massagear o couro cabeludo. Assim, esse tipo de cerda com bolinhas tem mais chances de quebra dos fios. Porém, massagear o couro cabeludo é um ótimo hábito e existem escovas e ferramentas só para isso, fazer isso diariamente vai incentivar a circulação da região o que contribui positivamente tanto para o crescimento quanto para beleza dos cabelos.
-
Optar por uma escova de cerdas de plástico
Pode, elas são uma boa opção para desembaraçar os fios, basta buscar versões de plástico que tenham cerdas bem macias e flexíveis, dessa forma você evita puxões e possíveis quebras. Inclusive, elas são seguras para alinhar os fios após a lavagem. Mas, se for secar os cabelos, opte por cerdas naturais e ainda mais maleáveis.