Horário, local e compromissos: veja como funcionará a posse do presidente eleito Donald Trump, nesta segunda-feira (20)
Dia será movimentado, com eventos religiosos, encontro com o presidente Joe Biden, bailes e banquetes
Foto: Reprodução/Instagram
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, será empossado nesta segunda-feira (20). A cerimônia acontece às 14h (horário de Brasília), mas Trump terá uma série de compromissos antes e depois do evento.
No dia da posse, Trump participa de eventos religiosos, um encontro com o presidente Joe Biden, bailes e banquetes.
Confira a programação:
Serviço religioso:
Trump começará o dia participando de um serviço na Igreja Episcopal de São João, em frente à Casa Branca, em uma tradição para presidentes eleitos.
Chá na Casa Branca:
Trump e a futura primeira-dama Melania Trump se encontrarão com o presidente Joe Biden e a primeira-dama Jill Biden na Casa Branca para um chá que tradicionalmente é realizado para dar boas-vindas a um novo presidente.
Cerimônia de posse dentro do Rotunda do Capitólio dos EUA (14h, no horário de Brasília):
- Prelúdio musical cantado pelo coral da Universidade de Nebraska–Lincoln
- Prelúdio: “The President’s Own”, executado pela Banda dos Fuzileiros Navais dos Estados Unidos
- Abertura conduzida pela senadora Amy Klobuchar, Democrata de Minnesota
- Invocação pelo Cardeal Timothy Dolan, arcebispo de Nova York, e pelo Rev. Franklin Graham da Samaritan’s Purse e da Associação Evangélica Billy Graham
- “Oh, América!” pelo cantor de ópera Christopher Macchio
- Juramento do vice-presidente, feito pelo juiz da Suprema Corte dos EUA Brett Kavanaugh
- “America the Beautiful”, cantado por Carrie Underwood e executado pelo Coro das Forças Armadas e pelo Coro da Academia Naval dos Estados Unidos
- Juramento do presidente, feito pelo chefe de justiça da Suprema Corte John Roberts
- “The Battle Hymn of the Republic”, cantado pelo Coro da Academia Naval dos EUA
- Discurso de posse de Trump
- Benção do presidente da Yeshiva University, rabino Dr. Ari Berman; imã Husham Al-Husainy do Centro Islâmico Karbalaa; pastor sênior Lorenzo Sewell da 180 Church Detroit; e o reverendo Frank Mann, da Diocese Católica Romana de Brooklyn
- “The Star-Spangled Banner”, cantado por Christopher Macchio
Despedida ao ex-presidente:
Uma despedida formal será realizada para Biden e a vice-presidente Kamala Harris ao deixarem o Capitólio.
Cerimônia da Sala de Assinaturas do presidente:
Trump se dirigirá à Sala do Presidente, logo ao lado do Senado no Capitólio dos EUA, para uma cerimônia de assinatura, onde membros do Congresso assistirão enquanto o recém-empossado presidente assina nomeações, memorandos ou ordens executivas.
Almoço de posse:
O novo presidente e o vice-presidente participarão de um almoço no Statuary Hall no Capitólio dos EUA, hospedado pelo Comitê Conjunto do Congresso para Cerimônias de Posse.
Passagem em revista:
Após o almoço, o presidente e o vice-presidente se dirigem às escadas da Frente Leste do Capitólio, onde passarão em revista as tropas militares
Desfile presidencial:
Devido ao clima frio, Trump mudou o tradicional desfile pela Pennsylvania Avenue para a Capitol One Arena , um ginásio de Washington. Espera-se que o evento inclua discursos de Trump e bandas marciais.
Cerimônia no Salão Oval:
Trump se dirige à Casa Branca para uma cerimônia no Salão Oval.
Bailes de posse:
- Baile de Posse do Comandante em Chefe: A banda de música country Rascal Flatts e o cantor country Parker McCollum se apresentarão no baile voltado para membros do serviço militar. Trump está programado para falar.
- Baile de Posse da Liberdade: O rapper Nelly, o cantor country Jason Aldean e a banda disco The Village People estão programados para se apresentar no baile voltado para os apoiadores de Trump. Trump deve fazer um discurso.
- Baile Starlight: O cantor e compositor Gavin DeGraw se apresentará e Trump falará no terceiro baile de posse, onde espera-se que os convidados sejam grandes doadores do presidente eleito.