Horário unificado permanecerá no 2º turno das eleições municipais de 2024
Cidades em fuso horário diferentes devem se unificar ao horário padrão
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
O segundo turno das eleições municipais desse ano terá o horário unificado como padrão nacional. Quase 34 milhões de eleitores espalhados por 51 municípios retornarão às urnas neste domingo, no dia 27 de outubro, das 8h às 17h. Com isso, as urnas irão fechar simultaneamente em todo o país.
A medida vale também para os municípios com fuso horário diferente. Ou seja, em casos de Campo Grande–MS, Cuiabá–MT, Manaus–AM e Porto Velho–RO, precisam ficar atentos à diferença de horário, que será das 7h às 16h, uma hora antes do horário de Brasília.
Já a apuração dos votos começa às 17h, também horário de Brasília, logo após o encerramento da votação. Vale lembrar que apenas os eleitores que ainda estiverem na fila às 17h terão o direito de votar.
A decisão da mudança se deve ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determinou a padronização do horário de votação em dezembro de 2021. Antes disso, a Justiça Eleitoral aguardava o fechamento das urnas no Acre, onde o fuso horário é uma hora atrás do de Brasília, para iniciar a apuração nacional.
Essa prática já havia sido implementada nas Eleições Presidenciais de 2022, porém é a primeira vez que uma eleição municipal adota o horário unificado em todo o território nacional.