• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Hospitais brasileiros já receitam dexametasona para casos de pacientes com coronavírus
Brasil

Hospitais brasileiros já receitam dexametasona para casos de pacientes com coronavírus

O remédio foi apontado como responsável pela redução de um terço das mortes

Por Da Redação
Ás

Hospitais brasileiros já receitam dexametasona para casos de pacientes com coronavírus

Foto: YVES HERMAN / REUTERS

Hospitais particulares brasileiros já começaram a receitar dexametasona para reduzir a inflamação no pulmão nos casos de pacientes com coronavírus. O remédio foi apontado pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, como responsável pela redução de um terço das mortes de pacientes internados com ventiladores mecânicos. 

As informações são da série Recovery, o maior ensaio clínico mundial que testa tratamentos existentes. Antes da Covid-19, já existiam alguns tipos de pneumonia que causavam muita inflamação no pulmão. 

A medicação possui ação anti-inflamatória e, por isso, não é indicada para casos leves da Covid-19. Ele não ataca diretamente o vírus, mas administra a reação do corpo à atividade do Sars-Cov-2. 

"Esse remédio evita que o paciente tenha uma resposta inflamatória muito forte e acabe morrendo por causa disso. Ele tem ação imunossupressora. Se o paciente não está sentindo sintomas fortes, a imunidade dele está boa. Então, se tomar o remédio, vai fazer mal, porque vai abaixar a resposta imunológica que está adequada" afirma o  cardiologista da Rede D’Or, Ludhmila Hajjar, em entrevista para O Globo. 

A rede pública não tem usado nenhum tipo de corticoide no tratamento para casos graves. Em nota, o Ministério da Saúde disse que “tem acompanhado a realização de estudos, inclusive no Brasil, que testam terapias promissoras como a dexametasona”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.