Hospital em Salvador realiza mutirão de cirurgias ortopédicas para 80 pacientes
Objetivo é reduzir a fila de espera para procedimentos complexos no joelho
Foto: Divulgação/ Sesab
O Hospital Ortopédico do Estado, que é gerida pelo Einstein, vai iniciar, no próximo domingo (18), uma série de mutirões de cirurgias com o objetivo de reduzir as filas de espera para procedimentos complexos no joelho na Bahia. Nessa primeira fase, 80 pacientes adultos serão contemplados.
Serão 22 cirurgiões, além de uma equipe que inclui enfermeiros, anestesistas, técnicos, auxiliares de enfermagem e fisioterapeutas.
A maioria dos pacientes foi selecionada a partir da fila de regulação, sofrem com lesões ligamentares ou de menisco. As operações vão acontecer em 13 salas simultâneas, com uma duração média de quatro horas cada. O tempo e complexidade se devem ao fato de que, em muitos casos, há a necessidade de realização de uma artroplastia, que se dá na substituição da
articulação por uma prótese
“Serão cirurgias de altíssima complexidade, com uso de materiais especiais e tecnologia de última geração. O objetivo é devolver qualidade de vida para esses pacientes”, diz Roger Monteiro, diretor médico do Hospital Ortopédico do Estado.
Em 150 dias de funcionamento, a unidade já realizou 1.921 cirurgias e 29.156 atendimentos. Os mutirões visam atender a uma grande demanda reprimida para cirurgias de joelho.