Hospital Universitário da UFBA tem 123 profissionais de saúde com a covid-19
Atual gestor do hospital está com mandato vencido há dois anos
Foto: Reprodução
Em live transmitida nesta sexta-feira (12), com o segmento dos técnicos administrativos da Universidade Federal da Bahia, o reitor João Carlos Salles, foi questionado sobre a situação dos 123 profissionais de saúde do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES), conhecido como Hospital das Clínicas, que foram infectados pela covid-19.
Sobre o assunto, o reitor se limitou a dizer que “sobre esta situação certamente está sendo enfrentada pela superintendência do hospital. Eu espero que ela possa dar uma resposta sobre esses números”. Ele não ofereceu nenhum tipo de solução, demonstrando não estar ciente do que está acontecendo no hospital.
Recentemente, os terceirizados do hospital realizaram um protesto nas instalações da unidade de saúde por falta de salários, por melhores condições de trabalho, e pela redução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Em maio, o Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), em vistoria ao hospital, constatou a falta dos EPIs, como máscaras de proteção.
O atual gestor do Hupes, Antônio Carlos Moreira Lemos, está com o mandato vencido há dois anos, desde novembro de 2018. João Carlos Salles é responsável pela indicação do gestor. Mesmo após recomendação do procurador Federal da UFBA, Roberto Cordeiro, de atender à diligência, o reitor mantem a gestão.
O Farol da Bahia entrou em contato com a assessoria do reitor para esclarecimentos, mas não obteve resposta.