Hugo Calderano cai na final e conquista prata inédita do Mundial de tênis de mesa
O brasileiro se torna o primeiro mesa-tenista fora da Ásia ou Europa a conquistar o título da competição

Foto: Foto: Ascom
O mesa-tenista brasileiro de 28 anos, Hugo Calderano, conquistou uma prata inédita para o Brasil após disputar a final do Mundial de Tênis de Mesa neste domingo (25). Ele foi o primeiro atleta de fora da Ásia ou da Europa a disputar o ouro na categoria e se consolidou entre os grandes nomes do esporte.
Hugo não conseguiu superar o vice-líder do ranking, Wang Chuqin, que venceu por 4 a 1, mantendo a hegemonia chinesa de 22 anos no torneio — o segundo mais importante da modalidade, atrás apenas das Olimpíadas. Calderano havia vencido o chinês na semifinal, mas não conseguiu repetir o desempenho na final. Wang agora acumula cinco vitórias em sete confrontos com o brasileiro.
Ao final da partida, Hugo disse que a parte física foi determinante: "O jogo de ontem (da semifinal) me esgotou. Estou exausto ainda. Tentei me recuperar da melhor forma possível. Ali durante a partida, tentei fazer o melhor, brigando, tentando me ativar mentalmente e fisicamente, mas não tinha mais nada no tanque."
Mesmo assim, o brasileiro afirmou que foi um campeonato incrível: "Se falasse antes que eu sairia com uma medalha, eu ficaria muito feliz. No final, consegui fazer o melhor que dava para fazer. Vinha de um título da Copa do Mundo, jogando muito bem. Sabia que seria um grande desafio manter essa forma aqui no Mundial, porque o nível é muito alto. Estou muito orgulhoso de mais uma vez conseguir jogar nesse nível. Espero continuar evoluindo cada vez mais."
Leia mais: Calderano avança para a final e vai em busca de ouro inédito no Mundial de tênis de mesa
Leia mais: Hugo Calderano faz história e conquista Copa do Mundo de tênis de mesa