Hugo Motta trava pedidos de cassação de Eduardo Bolsonaro encaminhados pelo PT no Conselho de Ética
Ações foram apresentadas em meio e julho deste ano

Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), ainda não encaminhou ao Conselho de Ética da Casa as representações protocoladas pelo Partido dos Trabalhadores (PT) que pedem a cassação do mandato do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL). As ações foram apresentadas em dois momentos: uma em maio e outra em julho deste ano.
Apesar da formalização dos pedidos, a tramitação das representações segue parada. Isso ocorre porque o despacho para o Conselho de Ética depende da Mesa Diretora da Câmara, atualmente comandada por Motta.
LEIA TAMBÉM: Eduardo Bolsonaro não perderá mandato imediatamente após fim de licença no domingo (20); entenda processo
Segundo apuração da GloboNews, parlamentares ouvidos avaliam que a situação dificilmente será destravada tão cedo. A expectativa é de que o tema não avance nem mesmo com o retorno dos trabalhos legislativos após o recesso parlamentar. O motivo alegado é o clima político delicado envolvendo as relações entre o Brasil e os Estados Unidos após a tarifa de 50% imposta por Donald Trump.
Esses deputados acreditam que, caso Hugo Motta autorize o envio das representações contra Eduardo neste momento, a medida pode ser interpretada como um endurecimento da Câmara em relação ao governo norte-americano. Isso, segundo eles, exigiria cautela por parte da cúpula da Casa.
O parlamentar tem mantido uma agenda ativa nos Estados Unidos, com encontros com figuras da extrema-direita americana. As ações do PT argumentam que o deputado tem atuado de maneira incompatível com o decoro e pedem a perda de seu mandato.