Humanos estão perdendo capacidade de digerir fibras, aponta estudo
Descoberta foi publicada, no último dia 14 de março, pela revista Science.
Foto: Freepik
Um estudo realizado pela Universidade Ben-Gurion, de Israel, mostrou que os humanos estão perdendo a capacidade de digerir fibras. A pesquisa foi publicada, no último dia 14 de março, pela revista Science.
Segundo a pesquisa, após análises, os seres humanos possuem, atualmente, uma quantidade muito menor de microrganismos responsáveis pela decomposição de fibras.
De acordo com os cientistas, em amostras de fezes de pessoas que viveram há dois mil anos, as bactérias Ruminococcus eram abundantes. Nas populações mais modernas e industrializadas, esses microrganismos estão se tornando cada vez mais raros.
Os especialistas acreditam que, devido a uma dieta com baixo teor de fibras, o intestino torna-se um ambiente menos propício para as bactérias, resultando em uma diminuição de sua população. Eles afirmam que essas descobertas indicam um declínio dessas espécies no intestino humano, possivelmente influenciado pela adoção de estilos de vida ocidentalizados.
As fibras desempenham um papel essencial na alimentação humana, facilitando o funcionamento adequado do intestino, mantendo a saúde do sistema imunológico e regulando os níveis adequados de colesterol e insulina. Elas são fundamentais para o equilíbrio e o bem-estar do organismo, contribuindo para a manutenção de uma boa saúde geral.