• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Ibama nega pedido da Petrobras para perfurar bacia na foz do Amazonas em busca de petróleo
Brasil

Ibama nega pedido da Petrobras para perfurar bacia na foz do Amazonas em busca de petróleo

Segundo o órgão, a região é de extrema sensibilidade socioambiental

Por Da Redação
Ás

Ibama nega pedido da Petrobras para perfurar bacia na foz do Amazonas em busca de petróleo

Foto: Elsa Palito/ Greenpeace Brasil

O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, acompanhou o parecer técnico do órgão e negou um pedido feito pela Petrobras de explorar petróleo na bacia da foz do rio Amazonas.  

A decisão de Agostinho demonstra preocupação com as atividades da petroleira em uma região de vulnerabilidade socioambiental.

"Não restam dúvidas de que foram oferecidas todas as oportunidades à Petrobras para sanar pontos críticos de seu projeto, mas que este ainda apresenta inconsistências preocupantes para a operação segura em nova fronteira exploratória de alta vulnerabilidade socioambiental", destacou no documento.  

Ainda no argumento, o Ibama informou que a região é de extrema sensibilidade socioambiental porque abriga unidades de conservação, terras indígenas, mangues e biodiversidade marinha. A área abriga espécies ameaçadas de extinção, como boto cinza, boto vermelho, cachalote, baleia-fin, peixe-boi marinho, peixe-boi amazônico e tracajá. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário