Brasil

IBGE diz que já prepara plano para realização do Censo em 2022

Recursos devem ser transferidos ainda neste ano

Por Da Redação
Ás

IBGE diz que já prepara plano para realização do Censo em 2022

Foto: Agência Brasil

A direção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta terça-feira (18), que já prepara um plano para a realização do Censo demográfico em 2022. A decisão se dá após o Supremo Tribunal Federal (STF) formar maioria para obrigar o Governo Federal a realizar o levantamento no próximo ano.

O levantamento, feito de dez em dez anos, deveria ter sido realizado em 2020, mas foi adiado para 2021 por causa da pandemia. No entanto, neste ano, o Governo alegou que não havia recurso suficiente para a realização da prova e prorrogou, mais uma vez, a realização da pesquisa.

Segundo comunicado divulgado pelo IBGE, o plano consta as demandas dos recursos que devem ser repassados ao Instituto ainda neste ano para garantir a prova em 2022. O IBGE também disse que após a conclusão das etapas, vai reunir as comissões para organizar as preparações para a pesquisa do próximo ano, que ainda não tem data definida.

Confira abaixo o comunicado na íntegra:

"Após votação do Supremo Tribunal Federal (STF), na sexta-feira (14 de maio), a Direção do IBGE prepara um plano para cumprimento da decisão judicial que estabeleceu a realização do Censo Demográfico em 2022.

O projeto descreverá as demandas de recursos a serem repassados ao Instituto ainda neste ano, para que o Censo ocorra no ano que vem - por enquanto, sem data definida. A prioridade, agora, é fechar a proposta, já que há necessidade urgente de recomposição do orçamento para conclusão de etapas preparatórias essenciais ao longo de 2021.

Após a elaboração do plano de trabalho, serão retomadas reuniões com as áreas técnica, consultiva e operacional, que vão definir as melhores condições e o período adequado para realização do Censo em 2022."

A direção
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário