IBGE inicia pesquisa sobre saúde e à demografia da população brasileira
Levantamento abrangerá 133 mil domicílios em mais de 2,5 mil municípios
Foto: Divulgação/IBGE
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deu início, nesta semana, à coleta de informações para a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS) 2023. Este levantamento abrangerá 133 mil domicílios em mais de 2,5 mil municípios em todo o país.
Nesta edição, perguntas sobre a orientação sexual e a identidade de gênero dos brasileiros serão feitas. Os resultados da pesquisa devem ser divulgados no último trimestre de 2024.
Realizada em parceria com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde, a PNDS 2023 tem como objetivo reunir informações sobre diversos aspectos relacionados à saúde e à demografia da população brasileira. A pesquisa abordará temas como avaliação do estado de saúde, satisfação com o atendimento de saúde, situações familiares, planejamento reprodutivo, saúde e nutrição de crianças até cinco anos de idade, entre outros.
Uma novidade importante nesta edição é a coleta de informações sobre a identidade de gênero, permitindo que os entrevistados escolham entre diferentes opções: mulher, mulher trans, homem, homem trans, travesti ou não binário. Além disso, haverá uma opção "outro" para especificar um gênero não listado e a possibilidade de não responder à questão.
A coleta de informações sobre orientação sexual também foi aprimorada em comparação com a pesquisa anterior realizada em 2019. Agora, os entrevistados poderão selecionar entre as opções lésbica, gay, heterossexual, bissexual, outro, não sabe ou não deseja responder.