IBGE: produção industrial brasileira registra queda de 1,6% em janeiro
Em relação ao mesmo mês do ano passado, houve alta de 3,6%
Foto: Reprodução/Pixabay
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quarta-feira (6), revelam que a produção industrial brasileira registrou uma queda de 1,6% em janeiro em comparação com o mês anterior.
Em relação ao mesmo mês do ano passado, a produção apresentou um aumento de 3,6%. Nos últimos 12 meses, a indústria acumula um avanço de 0,4%. Este resultado marca a queda mais intensa desde abril de 2021 (-1,9%) e interrompe dois meses consecutivos de taxas positivas: dezembro (1,6%) e novembro de 2023 (0,6%).
“Mesmo com o setor industrial marcando uma variação negativa mais intensa desde abril de 2021, quando assinalou perda de 1,9%, verifica-se perfil disseminado de taxas positivas, alcançando 18 dos 25 ramos industriais pesquisados", explicou o gerente da pesquisa, André Macedo.
Categorias
Na passagem de dezembro para janeiro, duas das quatro grandes categorias econômicas e 6 dos 25 ramos pesquisados registraram queda na produção. Os setores mais afetados foram as indústrias extrativas (-6,3%) e produtos alimentícios (-5,0%).
Por outro lado, entre as dezoito atividades que apresentaram expansão na produção, os principais destaques foram os produtos químicos (7,9%), equipamentos de informática e produtos eletrônicos e ópticos (13,7%).